Recomendação #380

Relatório de Auditoria 002/2018 - Gestão dos Cursos ofertados no IFAC

Added by Marcel Farias 9 months ago. Updated about 1 month ago.

Status:Em ImplementaçãoStart date:09/30/2018
Priority:ImediataDue date:11/14/2019
Assignee:-% Done:

0%

Category:-Spent time:-
Target version:-

Description

Que o IFAC intensifique o seu trabalho de manter sempre atualizado o seu site, para que a comunidade acadêmica, bem como o público interno e externo desta Instituição esteja informada e conhecedora das principais notícias e informes do IFAC.

History

#1 Updated by Marcel Farias 9 months ago

A PROEN por meio do Memorando nº 10/2019/DIREN-CBS/DIRGE-CBS/REITORIA (Processo nº 0094427.00001044/2019-20) informou o seguinte: " Para atendimento dessa demanda com maior eficiência a Proreitoria de Ensino irá realizar o mapeamento do processo e construir um fluxo prevendo monitoramento e acompanhamento da demanda em parceria com a DSCOM, o Gabinete e os campi. Esta ação será inserida no Plano de ação da Proen 2019, a ser finalizado no final de março".

Parecer da AUDIN: Diante das alegações acima fica prorrogado o envio das manifestações até 30/04/2019.

#2 Updated by Marcel Farias about 1 month ago

  • Due date changed from 04/30/2019 to 11/14/2019
  • Status changed from Aberta to Em Implementação

MANIFESTAÇÃO DO SETOR AUDITADO: A PROEN por meio do Ofício nº 43 (Processo SEI nº 0094427.00007253/2019-20) informou o seguinte: "Entendemos que esta recomendação não diz respeito diretamente a Pró-reitoria de Ensino, pois este setor não responde pela atualização do site institucional, nem pela política de comunicação da Instituição. Estas ações são de responsabilidade da Diretoria Sistêmica de Comunicação - Dscom. A Pró-reitoria de Ensino atua conforme as orientações do setor responsável. Além disso, cabe reflexões sobre a definição e entendimento do que seria as “principais notícias e informes do IFAC”. Esta Pró-Reitoria, responsável pelas políticas de ensino, não possui competência relacionada a comunicação institucional.".

PARECER DA AUDITORIA INTERNA: Diante das indagações feitas pela PROEN, a AUDIN, por meio do Despacho 0092681 (Processo SEI nº 0094427.00007253/2019-20) esclareceu o seguinte:

O IFAC, por ser uma Instituição de Ensino, possuí como principal atividade-fim a oferta de cursos técnicos e superiores. Neste sentido, uma das principais informações que se deve manter sempre atualizada no seu site, é justamente os cursos ofertados por esta Instituição.

Conforme verificado junto a Diretoria Sistêmica de Comunicação (DSCOM), o site do IFAC é alimentado com as informações, notícias, ações apresentadas pelos setores da Instituição Federal do Acre. Ou seja, a DSCOM tem como uma de suas atividades, a divulgação das ações, projetos, aulas práticas, cerimônias, prêmios, oficinas, eventos e demais atividades que são realizadas por estudantes e servidores do IFAC, no qual só é possível quando os gestores apresentam estas informações a Diretoria de Comunicação, por meio do preenchimento dos formulários disponíveis no site do IFAC, por meio da página: https://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=429:pautas&catid=17&Itemid=121, que dispõe sobre os formulários para documentos e online para produção de notícias e sugestão de pauta.

Nesse sentido, a PROEN deve criar mecanismo a fim de informar e apresentar à DSCOM os editais dos processos seletivos do IFAC a serem publicados e divulgados, se fazendo necessário também, que a PROEN as Diretorias de Ensino do Campus apresentem informações e notícias sobre os cursos ofertados pelo IFAC, procurando manter sempre atualizados os cursos ofertados no momento, com as atualizações pertinentes e notícias outras sobre os cursos, para a Diretoria Sistêmica de Comunicação. E assim o site estará sempre atualizado para os discentes desta Instituição e a sociedade, por ser a comunidade acadêmica o principal alvo das políticas públicas do IFAC, como Instituição de Ensino.

Diante das alegações acima fica prorrogado o envio das manifestações até 14/11/2019.

Also available in: Atom PDF